top of page
  • Foto do escritorO Eremita

Sabbaths das Bruxas: Yule


O Yule ou Yuletide é o sabbath que é comemorado no solstício de inverno que acontece em 20/21 de junho no hemisfério sul (e roda do sul) e no dia 20/21 de dezembro no hemisfério norte (e roda do norte). Caso você ainda não entende como funciona a roda do ano, pode ler mais sobre ela aqui.

O Yule não só marca o início do inverno como também celebramos o nascimento da criança prometida, o Deus com a força do Sol. E é claro seguindo o que fazemos quando uma criança chega na nossa vida ou família, fazemos promessas, renovamos votos, reunimos forças e celebramos a vida. Ao mesmo tempo que isso acontece e celebramos o renascimento do Deus e a recuperação da Deusa e sua face da mãe, percebemos a terra num processo de introspecção de adormecimento. As noites visivelmente já são mais longas que os dias e os animais entram na caverna para sua hibernação.

Tomamos pra gente esse exemplo de introspecção e ficamos mais em casa não somente por causa do frio, mas também porque precisamos de um tempo para nós mesmo, para refletir sobre nossos processos internos e evoluir quanto ser humano. O Yule é tempo de repensar nossos posicionamentos e atitudes e planejarmos como as coisas podem ser daqui pra frente com o a esperança que nasce junto com a criança prometida.

Assim como todo sabbath, o Yule possui algumas especificidades e coisas que são propícias para essa época do ano. Vale lembrar que como aqui no Brasil em muitas regiões as festas juninas são bem intensas e bastante comemoradas, muitas coisas que fazemos nelas são frutos das comemorações do Yule com continuam sendo feitas e/ou foram incorporadas pelas religiões cristãs, como a comemoração de São João por exemplo, ou o natal que carrega muitos elementos da celebração de inverno (apesar da gente comemorar Natal no período de verão, hahahahaha)

Normalmente antes de comemorarmos o sabbath, costumamos decorar o altar e a nossa casa de acordo com a celebração, certo? Essa é uma das coisas que faz parte, enfeite seu altar com ervas da estação e velas nas cores que representam o Yule. Faça isso pela sua casa se for possível.

Correspondências

Cores: Branco, Vermelho, Dourado, Verde e Prata;

Incensos: Eucalipto, Cedro, Pinho, Mirra, Arruda, Maçã e Canela.

Ervas: Louro, Cravo-da-Índia, Alecrim, Canela, Gengibre, Azevinho, Folhas de Pinheiro, Cedro, Camomila, Mirra, etc.

Pedras e Cristais: Rubi, Heliotrópio, Olho de Gato, Olho de Tigre, Granada, Esmeralda e cristais no geral com as cores do Yule.

Comidas típicas

Bolos, biscoitos e pães com as ervas da estação e com a maçã que é um dos símbolos de imortalidade. Carnes e perus também são bastante consumidos nesse período. Aqui no Brasil o milho também é um fruto bastante incorporado no Yule, ou seja, comidas com milho também são ótimas para celebrar esse sabbath. Bebidas como cidras, vinhos, quentão são ótimas opções para esquentar o frio do inverno.

Feitiços

Considerando que o Yule marca a chegada do inverno e essa estação podia ser bem perigosa para os povos antigos (por causa da fome e do frio), feitiços de proteção, saúde, feitiços de defesa e também para atrair prosperidade são os tipos mais feitos nessa celebração. Vou colocar alguns feitiços mais tradicionais e simples que podem ser feitos em casa. Lembre-se sempre que a maior ferramenta de uma bruxa é a criatividade para usar os elementos que tem disponível e para criar também sua própria forma de fazer magia. Desse modo, esses feitiços são simples, mas use sua criatividade e tome as correspondências do Yule para criar os seus próprios.

Feitiço Para proteção

No seu caldeirão, ou numa fogueira ou até num fogo improvisado feito em algum lugar conveniente, queime ramos de arruda ou alguma outra erva de proteção que você prefira, coloque no fogo um ramo para cada pessoa da sua família ou que você deseja enviar proteção. Visualize essa pessoa sendo protegida. Fale o nome da pessoa enquanto coloca o ramo no fogo. Se por acaso tiver alguém com alguma especificidade ou enfermidade você pode pedir proteção e cura aos Deuses.

Feitiço para Saúde

Lembra do texto sobre o Jaspe? Então, usaremos essa pedra para fazer um amuleto de saúde. Consagre seu Jaspe. Queime sálvia (pode ser no caldeirão ou você pode queimar da forma que for possível para você) as cinzas que restar do fogo você recolhe tudo e coloca num potinho. Em seguida você põe o Jaspe entre essas cinzas e passa um incenso de cedro, fazendo uma prece pra saúde e afirmando que aquele amuleto terá como função trazer a saúde para quem o tiver. Depois você acende uma vela verde e deixa perto do pote com as cinzas e o Jaspe. Deixe no seu altar por uma noite inteira. E tá pronto! Você pode amarrar num cordão pra fazer um colar ou pulseira ou manter a pedra de você. E lembre: não lave a pedra, retire o excesso de cinza com as mãos secas e tudo certo. Ah, e se quiser, você pode dar esse amuleto para alguém que precise.

A celebrar o inverno,

Izäel Alleff



9 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comentarios


bottom of page