top of page
  • Foto do escritorO Eremita

Livro dos Cristais: Jaspe


Já fazia um tempinho que não publicava nenhum cristal, então para dar uma retomada nessa série, vou falar um pouquinho do Jaspe que é um cristal bem comum e bastante encontrado no mundo inteiro sob diversos tons e texturas... e também muitas propriedades. Não é à toa que o Jaspe é considerado por alguns como a mãe de todas as pedras.


Pois bem, Jaspe significa pedra manchada ou salpicada e a principal informação que devemos ter em mente relacionada a essa pedra é sua ação lenta. Ela tem essa ação lenta por causa de sua baixa vibração energética, o que significa que ela não estimula rapidamente nenhuma parte do corpo. Na litoterapia, por exemplo, ela é usada em elixires e os terapeutas de cura e no geral sugerem um longo tempo de tratamento pelo usuário, já que esse cristal é metódico e eficaz, conforme o tempo passa. Isso também quer dizer usar o Jaspe para ativar seus benefícios é necessária muita paciência, já que diferente de muitos outros cristais, esse não tem efeito tão rápido.


A característica mais popular do Jaspe é a de proteção e nutrição. Como o Jaspe está ligado ao elemento terra e acompanha sua energia mais lenta e estável, ela nutre a alma e equilibra a aura trazendo a sensação de completude, de conforto, de paz, e de força. Ele age como para-raios de influxos externos, harmonizando o interior com excelência. Na meditação, é dito que o Jaspe age no primeiro chacra e impele as propriedades sob a circulação sanguínea, ajudando na fluidez dos pensamentos.


Além disso tudo, ela faz a limpeza do nosso fluxo energético, e por consequência a todas essas propriedades, o Jaspe pode ser um bom agente contra a ansiedade e a insônia. E com tudo equilibrado e harmonizado, finalmente este cristal ajuda na auto cura e gera bondade e empatia com a natureza e os nossos semelhantes. Bem poderosa, certo?


Ah, e quase ia esquecendo, muita gente utiliza o Jaspe junto com os Opalas para amplificar os efeitos de ambas e para ajudar a suportar situações de stress e trazer agilidade para mente.


Limpeza e Energização


A limpeza do Jaspe normalmente é feita com água corrente. Há quem defume com o incenso, mas salpicar um pouco de sal grosso e lavar na água corrente é a melhor forma de limpar o Jaspe. A energização normalmente é feita com a força da Lua ou do Sol. Se deixada no Sol, sempre deixe no sol da manhã até no máximo meio dia. A Lua mais indicada é a crescente ou a cheia, e na lua você pode deixar o Jaspe sob a luz do luar a noite inteira, tirando antes dos primeiros raios de Sol.

Curiosidades

  • Na antiguidade, era atribuído ao Jaspe a capacidade de provocar chuvas;


  • No século IV acreditava-se que o Jaspe podia dispersar espíritos malignos e protegia a pessoa contra criaturas venenosas, chegando até a ser relatado que se fosse colocado em cima de uma mordida de um bicho venenoso, podia absorver todo o veneno;


  • Os gregos atribuíam ao Jaspe um matrimonio feliz e harmonia no lar;


  • Entre os judeus, o Jaspe era considerado como a pedra fundamental da nova Jerusalém;


  • O Jaspe é a décima segunda pedra da placa do peitoral do grande sacerdote judaico. As outras são, na ordem, rubi, esmeralda, topázio, carbúnculo, safira, diamante, jacinto, ágata, ametista, crisólito e ônix.

E Como usar?


Bem, como dito antes o Jaspe é uma pedra que tem sua ação lenta por isso, se você deseja harmonizar o ambiente, deixar sempre um Jaspe de bom tamanho lá. O mesmo segue no uso de pulseiras ou colares, se optar por um com Jaspe, use no seu dia a dia porque o contato diário com o Jaspe vai fazê-lo trabalhar aos pouquinhos em você. E caso você esteja combinando o Jaspe com alguma outra pedra, é interessante deixar elas sempre juntas. Água solarizada ou lunar se preparada com o Jaspe também é um bom uso, que você pode acrescentar no seu cotidiano para trabalhar as propriedades do Jaspe.


E então, motivos o bastante para correr atrás de um Jaspe?


Com as bençãos da Terra,

Izäel Alleff.



3 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page