top of page
  • Foto do escritorO Eremita

Sabbaths: Imbolc


Seguido do Yule, dando continuidade a roda do ano, o Imbolc é celebrado no dia 01 de agosto na roda do sul e em 1 de fevereiro na roda do norte. Esse sabá é muito lindo porque ele marca o ápice do inverno. No entanto, apesar do inverno estar no seu ápice, já nos são dados indícios de que daqui para frente o inverno não será tão rigoroso e que logo mais a primavera será recebida. A Deusa se recupera do parto, está reclusa, mas se preparando para sair desse isolamento.



O Imbolc possui muitas características que remetem à luz e ao fogo, o retorno do calor, a prosperidade, a volta das luzes. Esse dia também é celebrado como Dia de Brigit, que é uma Deusa bastante cultuada e era celebrada neste dia pelos celtas e pelos gaélicos.

É um festival bem semelhante ao que temos nas comemorações de Junho: muita luz, muitas fogueiras, e faz parte desta tradição, espalhar velas pelas janelas e por toda a casa para celebração do enfraquecimento do inverno e a germinação das sementes que brotarão na primavera. Brigit é uma Deusa que possui uma conexão forte com o fogo, com a metalurgia, com todos os aspectos que o elemento fogo nos presenteia, por isso, o fogo é a maneira mais básica de honrá-la e também de comemorar o Imbolc.

Além de tudo isso, costumava-se fazer bonecas com roupas vermelhas para representa-la, assim como camas pequenas para as bonecas, que eram deixadas junto com as oferendas. Além de tudo isso, é importante destacar que o Imbolc é um sabá que representa cura, crescimento, transformação, e esses aspectos são ótimos para trabalhar dentro de nós e também em sutilidades da vida.

Justamente por causa de todos esses aspectos, o Imbolc é a época na qual aprendizes costumam ser iniciados nos covens, que faz uma relação direta com o crescimento do Deus que é jovem, mas está crescendo, e ficando cada vez mais forte e poderoso.

Correspondências

Cores: Laranja, Vermelho, Amarelo, Lavanda, Branco e Verde Claro.


Ervas: Louro, Angélica, Benjoin, Mirra, Alecrim, Canela, Flores de coloração amarela e vermelha também são sempre bem vindas.

Incensos: Jasmin, Iris Violeta, Baunilha, Alecrim, Mirra, Canela.


Cristais: Jaspe Vermelho, Rubi, Ametista, Granada e Turquesa.


Comidas: O principal ingrediente do Imbolc é o leite. Então tudo que é feito a partir do leite como coalhadas, cremes, queijos, bebidas, etc. Além disso, as ervas marcam bastante a chegada da primavera, então, caldos com ervas, molhos apimentados, vinhos são ótimas pedidas para comemora o Imbolc.


Divindades: Esse tópico é bem aberto porque você pode ter um panteão fixo que trabalhe e reverencie, ou não. No entanto as divindades que são saudades no Imbolc, são entidades que representem prosperidades, entidades do fogo, entidades que podem se relacionar com a energia da Lua Crescente. Deusas com o aspecto da jovem aflorado também são bastante reverenciadas nesse sabá, e, a própria Deusa Brigit!

Feitiços

Destacando todos os aspectos que o Imbolc representa e além disso a lembrança que a reclusão está chegando ao fim e mais uma vez é o momento de voltar para o mundo, os feitiços em alta são os de prosperidade, coragem, afastar inveja e iniciar novos projetos. Dessa vez não vou ensinar nada em específico, mas como o Imbolc é comemorado com muito fogo e também com velas, você pode fazer a clássica queima de ervas e pedidos no caldeirão, assim como pode acender velas no seu altar, escolhendo a cor de acordo com o que você deseja, e meditar, fazendo uma oração ofertando seus pedidos.


Como Comemorar

Enfeite sua casa ou seu quarto (e também seu altar) com ervas que fazem parte das correspondências de Imbolc. Coloque velas laranjas, vermelhas ou amarelas – as três cores também são ótimas – nas janelas da casa ou onde preferir. Você pode juntar galhos de plantas ou até pregadores de roupas para fazer uma boneca e uma cama para Brigit, que podem ser deixadas no seu altar ao lado de uma taça, ou panelinha pequena com leite. Acenda as velas e deixe queimar até o final.

Observe o fogo e reflita sobre sua vida, pense na sua jornada até aqui e perceba para onde você deseja ir, que objetivos você quer alcançar e o que precisa ser deixado junto com o inverno. Nesse momento, se você quiser praticar divinação, é uma boa pedida.

Lembra da limpeza que eu coloquei no post anterior? Ela é ótima para começar a comemoração toda, porque depois de limpar a casa, seu altar, você pode enfeitar tudo com as coisas que representam o Imbolc.


Acendendo velas para o Imbolc,

Izäel Alleff

38 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comentários


bottom of page