top of page
  • Foto do escritorO Eremita

Sabbaths das Bruxas: Samhain


O Samhain é a noite das bruxas! Além disso é esse sabbath que marca o ano novo e que celebramos nossos ancestrais. A noite dessa data (celebrada em 1° de maio na roda do sul, e a que eu sigo) é bastante poderosa porque o véu que separa o mundo dos vivos e dos mortos fica mais tênue, se tornando assim o período ideal a comunicação com os que já não estão mais nesse plano. O ano chega no final, a última colheita é feita — os últimos grãos são colhidos antes da terra adormecer — marcando o início dos meses que os antigos viviam com o que conseguiram estocar.


A palavra Samhain significa fim do verão e é derivado das palavras “Samh” (verão) e “Fuin” (fim). E a noite das bruxas acontece no pico do outono, onde o frio cresce, as noites começarão aos poucos a se tornarem mais longas que os dias, a sombra cresce, as folhas começam a cair em preparação para o inverno que chegará. O Deus finalmente morre, assumindo a face do Senhor da Morte e das Sombras até regressar ao útero da Deusa, vivendo na criança não nascida, mas que é prometida e representa a centelha de vida. Isso é representado na natureza através da hibernação dos animais, no adormecimento da terra e na morte de algumas plantas.


A face reverenciada nesse sabbath é a face da Anciã ou a Senhora do Caldeirão e o Deus é o Senhor das Sombras que guia as almas perdidas através dos dias escuros. Na religião antiga esse ciclo de morte e renascimento é mostrado através do raio que atingiu o carvalho e fecundou a terra como uma promessa do retorno do Deus através daquela que foi sua amante mas que será sua mãe. Assim, o equilíbrio da vida é estabelecido na roda do ano.


Essa festa é considera por muitos como a mais importante da roda do ano e essa noite é sagrada por inúmeros motivos. Para muita gente é apenas considerado como o Haloween ou o dia das bruxas, mas para nós praticantes, essa festa não só honramos nossos ancestrais e todos os que já partiram para o País de Verão, como celebramos e entendemos o ciclo da vida na sua face de finalização de ciclos.


O submundo para celtas que também é conhecido como o Abismo, é o lugar entre os mundos e onde encontramos as respostas para nossas perguntas mais íntimas. É no abismo que nós e os guerreiros somos levados para confrontar nossos próprios fantasmas que são nossos medos, preconceitos, angústias, carmas. Só quando vencemos tudo isso podemos voltar para esta terra ou irmos até o País de Verão, terra onde tudo é feliz, verde e fértil.


O Samhain é um tempo para reflexão no qual olhamos para o ano que se passou, percebemos as conquistas e as derrotas também, as coisas boas que fizemos e as não tão boas e com isso traçamos as metas para a nossa vida nesse novo ano que vai entrar. Nele também paramos para refletir um pouco sobre o significado e a importância da morte, percebendo que ela não é um fim, mas uma etapa natural do ciclo da natureza.


Elementos do Samhain


·Cores: Preto e Laranja;

·Pedras e Cristais: Ônix, Turmalina Negra, Hematita e Cornalina;

·Ervas: Alecrim, Sálvia, Calêndula, Louro, Artemísia e Mirra;

·Alimentos: Maçãs, Abóboras, Nabos, Amêndoas, Castanhas, Milho, Romã, Nozes, Batatas e Beterrabas;

·Bebidas: Cidras, Chá Preto, Vinho Quente;

·Incensos: Mirra, Sálvia, Cedro, Carvalho e Maçã;

·Comidas: Torta de maçã, castanhas, carne, doce de abóbora, pães e bolos, doce de gengibre, biscoitos, etc.


Comemorando o Samhain


Coloque sobre o seu altar, maçãs, romãs, abóboras e outros frutos que eu citei lá em cima. Se você quiser colocar flores, opte por flores outonais como crisântemos, orquídeas e madressilva. Prepare comidas e pratos do Samhain para ofertar para os ancestrais e os vivos. Acenda velas e incensos no altar. Você pode desenhar ou decorar um prato com ervas com uma roda de oito aros que representa a roda do ano. Se quiser colocar fotos dos seus entes que já partiram durante a comemoração também é uma ótima ideia. Você pode meditar em silencio de frente ao seu altar pensando nos seus ancestrais e nos entes queridos que já não estão mais vivos, reflita sobre a morte e lembre que ela é um rito de passagem. Faça suas orações que de acordo com o sabbath comemorado deve se voltar para pedir renovação, banimento do que te faz mal, e também amor, amizades e boas coisas que você deseja para o ano novo. Faça todos os seus ritos, feitiços e agradecimentos e depois partilhe da refeição que você preparou, oferecendo aos Deuses, aos ancestrais e também as pessoas que moram como você.


Rito da Romã

Para fazer esse rito você vai precisar de uma faca de cabo branco, ou a faca consagrada que você usa para cortar os ingredientes dos seus rituais (lembrando que essa não é o athame), de uma romã e do seu bastão. Abra o circulo devidamente (lembre que as faces que reverenciamos nesse sabbath é a face anciã da Deus e o Deus na face do Senhor das Sombras) e com a faca, corte a romã ao meio e recolha alguns de seus grãos e coloque no seu desenho ou na representação da roda do ano. Com o seu bastão volte-se para o altar e pronuncie:

“Nessa noite de Samhain, lembro da passagem de todos que já partiram e de todos que partirão no futuro.
Que o Senhor das Sombras guie todos os que já partiram e lhes conceda uma boa passagem no submundo, assim como nos guie quando chegar na nossa hora.
Que a Deusa, com toda sua sabedoria de anciã e cuidado de mãe nos ensine como atravessar todos os momentos de escuridão e nos lembre são neles que surge a luz mais intensa.”

Acenda uma vela e saboreie os grãos da romã percebendo seu sabor e após isso diga:


“Que o ciclo de morte e vida reverta todo o tormento e que a chama dessa vela ilumine minha jornada na roda que continua o seu segmento.

Se você for fazer outros ritos para comemorar o Samhain, dê continuidade, se esse for o último ou único rito que você vá fazer, feche o circulo e faça o banquete.


Rito: Benção dos Ancestrais.


Como o tema do Samhain se trata de morte, vida e também a lembrança dos nossos ancestrais, podemos fazer um pequeno rito para reverenciá-los e agradecer pelo seus auxílios e intercessões diárias na nossa vida.


Esse rito é muito sério e importante, por isso se você decidir fazer, mantenha o FOCO e não saia do circulo depois de começar, seja por qual motivo for. Estamos reverenciando nossos mentores e ancestrais e ele merecem respeito. Imagina que chato você ir visitar um amigo que você não encontra com tanta frequência e assim que ele te receber, sair para ir na casa da vizinha pegar um pouco de açúcar ou resolver qualquer coisa. Chato né? Pois bem. Para fazer a benção dos ancestrais você vai precisar de:


·Caldeirão ou panela de barro;

·Madeira ou carvão;

·Folhas de árvores secas;

·Ervas (aqui você pode escolher as ervas de acordo com o que você quer ofertar para os ancestrais.


Como fazer:

Coloque a madeira ou o carvão dentro do caldeirão ou panela de barro e ateie fogo. Inicie o ritual abrindo o círculo. Caso você já tenha aberto algum circulo para agradecer e para fazer alguma outra coisas, certifique-se de fechar esse, antes de abrir o circulo para a benção dos ancestrais. Chame com respeito e honra seus ancestrais, convidando-os para se juntar a você no círculo. Pegue as folhas secas com as mãos e vá amassando-as, enquanto faz isso diga o seguinte:


"Aprendemos com o passado, mas ele já se foi. O passado nos ensina e são referencias para o futuro. O passado é sabedoria e vira cinzas no fogo para fertilizar os campos que o futuro será plantado. A roda gira e o dia vira noite. Passado, presente e futuro, todos eles são correntes do tempo, nos somos elos da corrente do tempo e dos ciclos de morte e renascimento"

Jogue as folhas já amassadas no fogo. Sinta a presença dos seus ancestrais, isso pode se mostrar através de coisas “fora do comum” como ventos que tremulam velas, a energia do ambiente ficar bem densa, o ambiente ficar quente demais ou frio demais, mas note que tudo isso é apenas a força e a manifestação da sua energia, e dos seus ancestrais que estão ali no círculo.


Depois de jogar as folhas secas no fogo, jogue as ervas, oferecendo-as uma por uma. Por exemplo: Oferto essas pétalas de rosa aos meus ancestrais para o amor, oferto esse boldo aos ancestrais para proteção espiritual, oferto essa hortelã aos ancestrais para prosperidade. Caso você queria fazer o feitiço de queima de pedidos, você pode queimar os papeis depois de ter queimado as ervas. Para os papeis com os pedidos não precisa anunciar, só jogar no fogo em silencio, visualizando o que você pediu.


Durante todo o ritual você pode mover suas mãos para fazer a energia se mover ou se você tem uma varinha pode usá-la para mover as energias.


Agora que você ofertou as ervas, medite um pouco, ore, converse com os seus ancestrais, fale das suas raízes, das suas conquistas, dos seus desejos, das coisas que você deseja melhorar, e no fim da meditação fale sobre o valor da herança dos ancestrais dadas a você. Por ultimo agradeça aos ancestrais e peça suas bençãos. No fim, se despeça deles, agradeça mais uma vez e feche o círculo.


Feitiço: A Queima dos Pedidos.


Esse é um feitiço quase que tradicional para a comemoração do Samhain. Como esse sabbath marca o inicio do ano novo das bruxas, é comum fazermos pedidos e desejarmos coisas para o ano que se inicia. Sabe aquelas tradições de pular sete ondas que as pessoas fazem no ano novo? O feitiço de queima dos pedidos é semelhante energeticamente a essas tradições de ano novo. Ah, e você pode fazer esse feitiço depois de ter feito a benção dos ancestrais. Se não tiver feito a benção, pode fazer essa queima de pedidos do mesmo jeito. Para o feitiço você vai precisar de:


·Caldeirão ou panela de barro;

·Lápis;

·Papel;

·Folhas de louro secas;

·Álcool, lascas de madeira ou carvão para atear fogo.


Como fazer:

Anote no papel tudo que você quer para sua vida: auto-estima, prosperidade, dinheiro, amor (não pode pedir pessoas, pode pedir o amor dela, não esqueça disso) são exemplos de coisas que podem ser pedidas. Em seguida anote também as coisas que você quer que vá embora da sua vida. Seja objetivo ao anotar essas coisas e muito preciso, e não esqueça de ter muita certeza do que você pede para a sua vida e do que você pede para se afastar dela.


Ateie fogo dentro do caldeirão com o álcool ou lascas de madeira e rapidamente jogue o papel ou os papeis (caso você tenha anotado em mais de um papel) no fogo. Enquanto o papel queima, jogue algumas folhas de louro visualizando com fé os pedidos que você fez, tanto das coisas que você quer atrair como as que você quer afastar. A visualização e a fé são ingredientes importantes nesse feitiço por isso, visualize bem e mantenha o foco nas coisas e tenha fé de que elas vão se concretizar.


No fim, ore aos Deuses e agradeça por tudo. Depois o fogo apagar jogue o que restou no lixo ou enterre em algum lugar.


Feitiço: A Corda da Bruxa


Esse é um feitiço muito simples feito no Samhain e que simboliza a nossa conexão com a natureza, o mundo espiritual, à própria Deusa. Você só vai precisar de cordões, ou linhas (daquela mais grossa de que dá pra trançar). Escolha as cores de acordo com o que elas representam e o que você deseja.


·Preto: Afastamento de Azar

·Branco: Paz

·Azul: Espiritualidade

·Verde: Saúde

·Vermelho: Coragem

·Amarelo: Finanças

·Rosa: Amor

·Laranja: Energia

·Roxo: Magia

·Marrom: Terra


Agora com as linhas nas cores escolhidas comece a trançar dando nós ao longo da corda. Ah, a corda precisa ter o mesmo tamanho que você! Enquanto trança peça aos Deuses que ouçam seu chamado e atendam o seu pedido, visualizando todas as coisas que você pediu. Depois de trançar e dar os nós na corda você pode desenhar ou costurar símbolos que representam as coisas que você pediu. Uma variante disso é amarrar com um pedaço de linha (da cor que representa o que você pediu) algumas ervas ou flores na sua corda. Por exemplo: Amarrar com uma linha rosa algumas pétalas de rosa, ou amarrar com uma amarela um raminho de alecrim que representa prosperidade.


Depois de terminar, pendure sua trança numa parede que você sempre vê, ou coloque no seu altar ou na parede acima dele. Lembre-se de visualizar bem os seus pedidos enquanto trança e de ter vontade, afinal, ela representa uma potencia muito grande no acreditar.


Ps: As imagens pegas para esse post foram encontradas na internet.


E é isso. Aproveitem o Samhain e que os nossos ancestrais nos protejam!

Izäel Alleff.



198 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

コメント


bottom of page