top of page
  • Foto do escritorO Eremita

Livro dos Cristais: Âmbar


Apesar de não ser um cristal mineral, o âmbar (que provem de um processo orgânico fossilização de resina de árvores) é uma gema com propriedades bem poderosas e que é bastante utilizada nas terapias com cristais e no cotidiano. As cores mais comuns do âmbar são os laranjas, os amarelos, castanhos claros e tons róseo avermelhado. As cores menos incomuns e mais difíceis de encontrar são os âmbares brancos ou verde azulado.


Essa gema é bastante delicada e por isso é preciso se ter cuidado para lidar com o âmbar, para sua limpeza por exemplo sempre usar um paninho seco ou levemente úmido sempre com água fria. Em temperaturas quentes ou com alguns materiais inflamáveis como o fósforo por exemplo, o âmbar pode queimar liberando um cheiro semelhante a incenso. Nos tempos antigos o âmbar era comumente queimado para a produção de elixires na medicina e em rituais nas práticas de magia.


Segundo os estudiosos dos cristais e das gemas, o âmbar possui a capacidade de remover dores e isso faz ele ser muito usado para reduzir dores de dentes de crianças. Para além disso, o âmbar tem a propriedade de absorver doenças e purificar nosso campo energético e se usado num ambiente, purifica as energias ao redor. Ele também é usado desde a antiguidade por reis e magos como um poderoso amuleto de boa sorte e prosperidade afastando todas as influências ruins.


Uma das características mais legais do âmbar é a presença de bichinhos (aranhas, formigas, insetos, formigas...) e de restos de plantas (folhas, sementes, flores, etc.). Infelizmente algumas pessoas usam essa característica do âmbar para fazer falsificações como inserir propositalmente coisas dentro das peças para vender mais caro ou usando resinas não fósseis, vendidas como se fosse âmbar. O copal é um tipo de resina bastante usada para servir como falsificação do âmbar. Ao comprar sempre verifique.

Se tiver bichinhos, observe se são comuns hoje em dia. Uma coisa que ajuda bastante nessa diferenciação é que o âmbar verdadeiro com a presença de animais são espécies que normalmente já foram extintas, enquanto no falso, são espécies ainda existentes.

Curiosidades sobre o Âmbar

·Os ciganos afirmam que ao segurar um âmbar e numa noite de lua cheia olhar pra ele em direção a ela, é possível o rosto do futuro amor;


·Os árabes usavam como amuleto para afastar maus espíritos e proporcionar mais alegria para o dia a dia;


·Friccionar um âmbar com algum tecido o carrega eletrostaticamente deixando-o magnetizado. Por causa disso os gregos chamavam o âmbar de pedra de elétrons;


·Pedro o Grande, um dos czares da Rússia no século XVIII, construiu um quarto no qual boa parte da mobília e as suas paredes eram feitos em âmbar. Ele foi desmontado e visto pela última vez por volta de 1941 quando a Alemanha invadiu a União Soviética;


·O âmbar é uma das pedras dos signos de Virgem, Leão e Capricórnio;


·O contato do âmbar com a pele libera quantidade bem pequenas de ácido succínico que serve como um analgésico/anti-inflamatório natural, aliviando dores e desconfortos no corpo.


Como usar?

No dia a dia você pode usar num cordão ou numa pulseira para atrair boa sorte, purificar sua energia a afastar energias e pessoas negativas. Pode usar em crianças também mas, sempre tendo cuidado para não fazer um cordão ou tornozeleira apertado demais. Para atrair boas energias para a casa, você pode deixar um âmbar na sala de estar que é o lugar onde normalmente as visitas costumam ficar. E para atrair prosperidade e bons negócios para sua carreira, vida financeira ou trabalho deixe um âmbar na gaveta da sua mesa de trabalho, ou deixe na sua bolsa/carteira caso você não tenha mesa de trabalho!


Com esse tanto de coisa, você já tem o seu Âmbar?


Que os Deuses abençoem o nosso caminho,

Izäel Alleff



1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page