top of page
  • Foto do escritorO Eremita

Ferramentas da Bruxa: Grimório ou Livro das Sombras


O grimório ou livro das sombras provavelmente é o instrumento mais simples e também mais importante para qualquer praticante de magia/bruxaria. É nesse livro que guardamos todas as nossas experiencias mágicas e tudo que for pertinente para a sua prática. Essa prática de escrever sobre as experiencias mágicas provavelmente é tão antiga quanto o ofício da bruxa, apesar de existir divergência sobre isso visto que algumas tradições guardam seus conhecimentos somente através da tradição oral.


É dito também que normalmente os livros das sombras eram mantidos apenas pelos altos sacerdotes e altas sacerdotisas de covens e copiados pelos sacerdotes para estudos e práticas. Na atualidade como boa parte d@s praticantes segue uma vertente de solitária – e até os participantes de covens- o grimório é um instrumento pessoal mantido pelos praticantes.

Há quem divida o Grimório/Livro das sombras em mais de um livro, são eles:

·Um livro para receitas, feitiços, encantamentos e rituais. Esse é propriamente o livro das sombras e normalmente não deve ser tocado ou visto por ninguém (algumas exceções podem ser feitas, mas somente para outra bruxa que você realmente confie);


·Um livro para experiencias pessoais, como uma espécie de diário que você relata coisas mágicas que você viveu. Aqui também pode ser um livro dos sonhos onde você escreve sobre seus sonhos e experiencias no plano astral;


·Um livro que serve como espécie de enciclopédia. Não contem nenhuma experiencia formal, mas nele você pode salvar tratados de magia cerimonia, sigilos, nomes de anjos/demônios, seres, regências astrológicas, invocações em outras línguas, correspondências de rituais, catálogos de ervas...

Isso não é de nenhuma forma alguma regra. Você pode usar dois ou três ou apenas um se você prefere, desde que você registre o que achar pertinente para sua prática. Inclusive, uma grande “polêmica” são os praticantes que não possuem um livro das sombras físico, substituindo-o por um formato digital. Há quem afirme que o livro das sombras virtual não funciona como instrumento mágico e que deve ser utilizado como uma espécie de backup do seu livro físico e há quem diga que a tecnomagia existe para facilitar nossa vida e que é mais prático e de fácil acesso.

Adquirindo um livro das sombras


Como dito nos posts de outros instrumentos da bruxa, é possível adquirir o seu grimório pronto e decorado de artesãos. O livro das sombras não possui uma regra de design a ser seguida, você pode ouvir ou ler comumente algumas pessoas falaram que ele precisa ter a cor preta e um pentagrama, mas isso é somente uma possível forma. A cor, os símbolos, o design, o material da capa e todas essas coisas devem ser pensadas de acordo com o seu gosto, afinal você será o dono do grimório. Isso quer dizer que você pode usar uma agenda, ou um livro rosa-choque, um caderninho sem pauta, um caderno antigo (claro, tirando tudo que já tinha escrito nele).


E além de ser possível comprar pronto, você pode montar o seu próprio grimório e decorar ele da forma que você deseja. Esse ato inclusive é ótimo para imbuir o livro com a sua energia tornando-o mais conectado com você.

Consagrando o Livro das Sombras

Para consagrar o seu livro das sombras, vou deixar aqui um ritual simples de consagração que você pode fazer tanto como solitári@ como numa prática em conjunto. Você pode adaptar as suas necessidades apesar de esse ser um dos mais simples e tradicionais. Para fazer, você vai precisar de:


·Uma Vela Branca;

·Um incenso da sua preferencia (indico hortelã por causa das suas propriedades);

·Um cálice com água

·Um prato com terra ou sal.

Para fazer:

Coloque as representações dos elementos numa mesinha, perto do seu altar, no chão ou onde você costuma realizar seus rituais. Terra fica na posição norte; Fogo fica na posição sul; Ar fica na posição leste e Água na posição oeste. Trace o círculo e chame os elementos. Com o livro das sombras salpique um pouco da água nele enquanto mentaliza e pede que o elemento água purifique e consagre o livro trazendo intuição e emoção para os seus estudos e para o livro. Depois passe com cuidado pela chama da vela mentalizando e pedindo para o elemento fogo purificar e consagrar o seu livro trazendo determinação e intensidade para os seus estudo e para o livro. Em seguida salpique um pouco da terra ou sal no seu livro enquanto mentaliza e pede que o elemento terra purifique e consagre o seu livro trazendo estabilidade, prosperidade e racionalidade para seus estudos e para o livro. Ao final passe seu livro pela fumaça do incenso mentalizando e pedindo para o elemento ar purificar e consagrar o seu livro trazendo criatividade e aprendizado para seus estudos e o livro. Depois de tudo isso, trace um pentagrama no ar sobre o seu livro das sombras e agradeça aos elementos. Você pode verbalizar algo como “estás consagrado em nome dos elementos” se quiser. Agradeça aos elementos e encerre o ritual destraçando o círculo.

E para finalizar, algumas dúvidas frequentes relacionadas ao Grimório/livro das sombras.

Sou obrigad@ a ter um livro das sombras?

Não. Sempre vou responder isso nos textos relacionados as ferramentas da bruxa. Nem você nem ninguém é obrigado a ter um livro das sombras ou qualquer outra ferramenta que seja. O livro das sombras vai te ajudar? Muito, porque nele vai ficar registrado muitas coisas que você pode querer revisitar no futuro e apesar de muita gente se gabar de ter uma ótima memória, as vezes ela nos trai.


Posso ter um livro das sombras compartilhado com outra pessoa?

Pode. É comum que bruxos e bruxas que costumam praticar com frequência possuírem muitas similaridades, e por isso unem seus conhecimentos para criar um livro das sombras para as atividades que realizam. Isso é o que chamamos de tradição – um caminho de práticas de bruxaria elaborado e praticado/compartilhado por várias pessoas -. Para criar um livro das sombras compartilhado, a consagração deve ser feita na presença de todas as pessoas que forem compartilhar o livro, todas elas devem estar no ritual de consagração e todas elas podem adicionar informações no livro. Mesmo com isso, é normal que você possua um livro só seu mesmo que seja apenas para anotar os seus sonhos e fazer dele o seu diário da bruxa.

Posso emprestar meu livro das sombras?

Se ele for compartilhado, não é bem um empréstimo se as outras pessoas o pegarem. Se não for compartilhado, não é recomendado emprestar ou mostrar para outras pessoas. Lembre que o livro está imbuído com a sua energia, a de outras pessoas podem causar interferências. Mesmo assim se for uma pessoa de confiança e você quiser emprestar mesmo assim, não esqueça de purificá-lo quando ele estiver de volta nas suas mãos.

Posso colar ou imprimir coisas no meu livro das sombras?

Pode. Você pode fazer o que você quiser no seu livro. Saliento que a escrita é um processo de carregar ainda mais o livro com sua energia e fortalecer a conexão que você possui com ele. Tente alternar, cole coisas para decorar, mas também alimente o livro com sua própria letra, mesmo que seja copiando alguma informação de um outro lugar.

Faço parte de um coven que possui um próprio livro das sombras. Posso ter um separado desse?

Normalmente sim. Os covens e tradições geralmente possuem um livro das sombras próprios, mas é comum que você tenha um outro livro das sombras com informações e coisas pessoas, como um diário ou livro dos sonhos ou até ritos e coisas que você faz separadamente do coven que você participa.

Enviando boas energias,

Izäel Alleff



16 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page