top of page
  • Foto do escritorO Eremita

Deuses e Epítetos


Como sabemos, Deuses são percebidos por grandes feitos que são narrados através dos mitos e das histórias que compõe a mitologia de um povo. Dessa forma conforme o tempo passava as pessoas iam acrescentando títulos aos Deuses ao fazerem suas preces ou rituais. Dessa forma, Epítetos nada mais são que títulos ou adjetivos que eram atribuídos aos Deuses pelos seus feitos e também pelas suas características.


Esses epítetos são bastante populares nos panteões grego e romano, no entanto eles não se restringem apenas aos Deuses gregos e Romanos, e são encontrados também em muitas outras divindades de outros panteões.


Assim como nós, as divindades possuem muitas características, os epítetos são a forma de se referir a elas evocando alguma característica específica. Para explicar isso na prática, vou recorrer à literatura. Todo mundo conhece Game of Thrones? Então apesar de não se tratar de uma divindade, Daenerys Targaryen é um ótimo exemplo de como os epítetos funcionam.

Daenerys Targaryen, primeira de seu nome

Daenerys, a nascida da tormenta

Daenerys, a não queimada

Daenerys, mãe dos dragões

Daenerys, mãe dos escravos

Daenerys, a quebradora de correntes

Daenerys, senhora e protetora dos sete reinos

Daenerys, Rainha dos ândalos e dos primeiros homens

Daenerys Khaleesi dos Dothraki

Daenerys, Rainha de Meeren

Daenerys, Rainha de Westeros

Dessa mesma forma, títulos e adjetivos foram atribuídos as Divindades. Isso é interessante na prática dos rituais porque ao preparar algum rito com determinada divindade, não usar os epítetos significa trazer todas as características para o que você esteja fazendo. Por isso é comum trabalharmos com Epítetos, trazer um ou alguns epítetos para o ritual você está trazendo apenas aquelas características específicas para o ritual.


No caso de Divindades que talvez não possuam algum epíteto específico ou que talvez você não conheça seus Epítetos, você pode invocar as características específicas daquele Deus ou Deusa no momento em que você está convidado. Por exemplo, suponhamos que não conhecemos nenhum Epíteto para Afrodite, no entanto queremos fazer um ritual de amor com o auxilio da energia da Deusa, então quando estiver convidando Afrodite, você pode fazer assim, por exemplo:


Afrodite, grande Deusa da Beleza, Deusa do amor, Evoco e convido seu potencial para o amor, para o prazer e para o sexo e para me auxiliar nesse ritual.


Não conhecendo ou não encontrando nenhum epíteto para determinados Deuses, não há nada que te impeça de usar sua criatividade para criar alguns epítetos, sempre lembrando que os Epítetos são títulos, nomes e adjetivos pelos quais as divindades podem ser referidas.

Meditando com os Deuses e seus Epítetos,


Izäel Alleff, o Eremita.



7 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page