top of page
  • Foto do escritorO Eremita

Ferramentas da Bruxa: Athame e Boline

ATHAME


O Athame certamente é um dos instrumentos mais populares da bruxaria moderna e também bastante utilizado para diversas funções. Muitas vezes os praticantes de primeira viagem podem confundir o seu uso com o Boline, mas apesar de serem bastante parecidos eles têm funções e usos bem diferentes.


Basicamente o Athame é uma adaga ritualística. Ele também é interligado com o Sagrado Masculino e/ou o Deus. Há divergências sobre qual elemento que ele representa já que alguns praticantes relacionam o Athame com o Fogo e outros relacionam com o elemento Ar. Não há uma regra para isso e cabe a você que é praticante perceber qual elemento você quer relacionar com a simbologia do Athame.


Originalmente, o Athame possui o cabo preto de madeira e uma lâmina com dois gumes. Contudo, isso pode ser adaptado de diversas formas, como uma lâmina sem gume ou com apenas um gume, assim como facas de cozinha (com exceção de lâminas serrilhadas), adagas, punhais simples, etc. O material do Athame também pode ser bastante diversificado apesar de sempre ser feito de algo natural (evite sempre o uso de plástico) como ossos, metais, madeira... Normalmente costumamos encontrar mais facilmente lâminas de metal com cabos pretos de madeira, ou totalmente de metal.


Como o Athame não é utilizado para cortar coisas físicas, o gume afiado não faz diferença. Você pode optar por usar o Athame sem gume afiado para evitar acidentes, mas se tiver um ou dois gumes afiados, não tem problema, afinal eles não serão usados, nunca.


Os usos comuns do Athame são:


·Abrir e fechar círculos;

·Cortar energias astrais;

·Invocar a essência masculina

·Traçar símbolos, runas e sigilos em geral no ar;

·Invocar seres místicos e elementais;

·Conduzir cerimonias;

·Fazer ritos de banimento;

·Direcionar energias (nesse ponto, alguns praticantes utilizam outras ferramentas para fazer isso);

É comum que o dono do Athame desenhe símbolos, runas, sigilos no cabo do seu Athame para imbuí-lo ainda mais com sua energia. Há quem trace símbolos na lâmina ao fazer alguns rituais específicos, mas isso é sempre uma escolha do praticante. Antes de colocar as dúvidas mais comuns relacionadas a essa ferramenta, vamos falar um pouco e sobre o Boline para desfazer a confusão e ficar claro que são ferramentas com usos bem diferentes.

BOLINE

O Boline também é uma adaga, assim como o Athame. Normalmente ele possui cabo branco e possui uma lâmina com um gume bem afiado. É um instrumento bastante prático porque ao contrário do Athame que não é utilizado para cortar coisas físicas, o Boline tem essa função. São duas ferramentas que se completam, Boline corta matéria, Athame corta astral.


É muito comum se falar que o Boline não é uma ferramenta ritualística, ou seja, não é utilizada em cerimonias e rituais. Discordo dessa afirmação com veemência. Se algum ritual ou cerimonia requerer por exemplo que você corte alguma coisa no momento que está sendo feito, você não poderia usar seu Athame, certo? Então somente nesse exemplo básico podemos notar que o Boline também pode ser facilmente usado na ritualística. Ela é bastante usada como uma ferramenta pré-cerimonial como também cerimonial.


Os usos comuns do Boline são:


·Cortar ervas;

·Como faca de cozinha (a cozinha da bruxa claro, sabe quando você vai preparar alguma comida para algum rito ou comemoração e precisa de uma boa faca? O Boline é ela);

·Desenhar na terra;

·Desenhar símbolos em velas ou em alimentos;

·Cortar variedades de coisas referentes a magia;

Esclarecida a diferença entre o Athame e o Boline, agora vamos para as dúvidas mais comuns relacionadas a essas ferramentas!

Preciso ter essas ferramentas?

Não. Como eu já falei no texto “Ferramentas da Bruxa” você não é obrigado a ter nenhuma dessas ferramentas. Vão facilitar sua prática? Muito. Vão ser muito úteis? Com certeza.


Eu posso usar apenas uma faca/adaga como Athame e Boline?

Não. É interessante que você perceba que elas possuem funções totalmente diferentes e por isso é interessante que se você quiser ter essas ferramentas, as tenha separadas. Usar a mesma faca como Athame e Boline pode atrair efeitos indesejados para suas práticas.


Outra pessoa tocou no meu Athame/Boline, o que devo fazer?

Purificar. As energias de terceiros podem atrapalhar ou carregar seu Athame/Boline com vibrações que não são comuns para você. Dessa forma se o seu Athame não é compartilhado e for tocado por outra pessoa, purifique antes de usar novamente. Sendo uma ferramenta compartilhada, purifique sempre que alguma pessoa que não compartilha o instrumento tocar. Não esqueça de purificar e consagrar antes de começar a usar como ferramenta de bruxa.


Posso usar uma faca antiga como Athame?

Pode, desde que você purifique e consagre a faca para exercer a função de Athame. Depois que fizer isso não utilize ela para nenhuma outra função ou propósito que não esteja dentro das suas práticas mágicas.


Já utilizo uma faca comum como Boline, preciso comprar outra?

Não. Como eu falei você não é obrigado a ter todos nos instrumentos, mas se você utiliza uma faca comum como Boline se certifique de consagrar ela e utilizar apenas para este fim. Nada de usar a faca comum como Boline e deixar ela na gaveta da cozinha para ser usada por qualquer pessoa para qualquer coisa.


Meu Athame/Boline quebrou, e agora?

Não tem problema, faz parte da magia. Se for possível reciclar, colocar ela no jardim ou se tiver alguma maneira de atribuir outra função, ótimo. Transformar faz parte da magia. Se não serve mais, você pode purificar e enterrar ou colocar na coleta seletiva!


Que os Deuses abençoem o seu caminho,


Izäel Alleff.



11 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page