top of page
  • Foto do escritorO Eremita

A Lua na Bruxaria


Como bruxas, ou agentes da natureza, trabalhamos com as manifestações da natureza, mudança de maré, período de colheita, com a luz, com as sombras, com a mudança das estações... Dessa forma, a Lua e suas fases desempenham um papel importante no cotidiano d@ praticante. É do senso comum a sabedoria que a lua afeta diretamente a água e as marés, e como nós humanos somos constituídos por uma grande quantidade de água no nosso corpo, pela lógica a Lua não apenas nos carrega de energia como nos direciona diferentes tipos de energia conforme muda de fase.


A Lua representa o feminino, a Deusa e as suas faces, assim como o Sol representa o Deus. Apesar disso algumas culturas consideram a lua como a representação masculina das divindades, como no Antigo Egito, por exemplo. De toda forma, maior parte das culturas e das práticas modernas entendem a Lua como a representação da divindade feminina. Nos tempos antigos as bruxas podiam assumir a posição de Sacerdotisa da Lua e, nas ilhas ou regiões litorâneas, elas também podiam ser Sacerdotisas do Mar já que esse se carregava com a energia da lua e a água do mar assumia um aspecto importante na magia lunar.


A Deusa é o princípio da criação, da feminilidade, da fertilidade, da intuição. A Deusa é detentora de três faces + uma: A face da Donzela representada pela lua crescente; A face da Mãe, representada pela lua cheia; A face da Anciã, representada pela lua minguante.


A lua nova que é uma fase da lua quase não pode ser vista no céu, representa o aspecto do recolhimento para o autoconhecimento, isto é a Deusa se recolhe para se renovar na face da Donzela e para isso acontecer, ela precisa acessar alguns níveis de sabedoria e autoconhecimento que se revelam na lua nova, na lua de recolhimento. Porém nesse processo temos a conhecida Lua Negra. A Lua Negra não é uma fase da Lua cientificamente. No entanto, ela representa uma face da Deusa de muito poder e que nos ensina muitas coisas e nos mostra que essa fase da lua pode ser bastante aproveitada magicamente.


Mas e qual a diferença da Lua nova para a Lua Negra? Bem o período que classificamos como lua nova é depois que a lua começa a minguar restando apenas um filete visível da lua até o período que o filete visível muda de lado e a lua passa se tornar crescente outra vez. Dentro disso, temos cerca de dois ou três dias que a lua não é vista nem o filete fininho de luz está lá, e aí a bruxaria considera esses dias que não se pode ver a lua, essa está na sua fase negra. A fase negra da Lua representa a face oculta da Deusa que também é conhecida como a ceifadora ou a Deusa Negra. No futuro colocarei aqui no blog textos referentes a cada Face da Deusa bem detalhadas.


De toda forma as fases da Lua são de extrema importância na bruxaria e suas práticas. Elas situam os momentos perfeitos para determinadas atividades mágicas, é claro que isso não é fixo e pode sofrer algumas alterações de acordo com a tradição e o coven que a bruxa estiver inserida. Mesmo as praticantes solitárias podem ter diferenciações nas melhores fases para realizar as atividades mágicas. Falarei aqui sobre essas fases da lua e suas energias com base na tradição que estou inserido, segue as luas:


Lua Crescente

Essa lua tem a energia de atração, de crescimento, expansão. A Lua Crescente é o começo do ciclo, é nela que as coisas são semeadas e começam a crescer. Isso também é percebido através da face da Deusa que contempla essa lua, a donzela. Nessa face não há tanta experiencia e conhecimento, já que ela jovem e está no início de sua jornada, mas são favorecidas as atividades criação, invocação, plantar sementes e realizar encantamentos que usem essas energias. A criatividade e a beleza também são aspectos ótimos que estão em ênfase nessa fase da lua e podem ser expandidos através das práticas mágicas, como o glamour por exemplo. Ritos de prosperidade, de beleza, proteção e evolução espiritual.


Lua Cheia

É durante essa fase da lua que se costuma-se realizar os Esbaths na bruxaria. Esse é um costume antigo que remonta os antigos rituais e antigos praticantes e que se mantém até hoje pois é a Lua Cheia a que detém o maior poder. A face da Deusa que rege essa lua é a Mãe que protege, cuida, e traz fertilidade aos campos. É a melhor fase para consagrar os instrumentos mágicos, pois a medida que a lua enche o instrumento consagrado se enche de força e poder. É a fase mais importante para os ritos da bruxaria. É nessa fase da Lua que os pedidos feitos durante a lua crescente chegam e começam a prosperar já que a energia está em seu ápice. Mesmo assim, é preciso cautela para usar essa energia para trazer determinadas coisas para a sua vida. Tudo que for pedido/desejado virá, isso quer dizer que não apenas as boas coisas virão. Por isso, não exagere, moderação é uma das coisas da natureza que são apreciadas na bruxaria.


Lua Minguante

A energia que essa face traz como seu próprio nome diz é de encerramento, de minguação da energia. Ao mesmo tempo que a energia e o poder diminuem, a sabedoria e o autoconhecimento. A face da Deusa que rege essa fase da lua é a Anciã. A Deusa no aspecto anciã é como aquela avó sábia que possui conhecimento para quase todas as coisas e sabe o momento de agir e preparar alguma coisa. Ela detém experiencia da vida inteira e conhece bem os mistérios do ciclo da vida, por isso ela é a guardiã do portal para o submundo, dos caminhos. Essa fase da lua é propícia para ritualizar os términos, expulsar energias negativas e encerrar etapas. Época para acabar com maus hábitos e vícios ruins, e terminar relacionamentos ruins. A lua minguante favorece todo esse conhecimento e é uma ótima fase para favorecer a experiencia e o aprendizado. Tudo que é banido ou afastado nessa lua geralmente costuma ser definitivo. Por isso que é o momento exato para fazer purificações e banimentos, mas cuidado, tenha ciência do que se pretende afastar e afasta o que você tem certeza de que não quer na sua vida.


Lua Nova

A lua nova é a lua da reflexão. De se recolher e perceber e entender todas as coisas e evoluir a partir disso. Nesse período a face da anciã se prepara para descer ao submundo a assumir a face da ceifadora que acontecerá na Lua Negra. Apesar disto não ser uma regra, os praticantes não costumam fazer rituais nesse período. Pense nesse período como o tempo de seleção das sementes que você deseja plantar na lua crescente. É tempo de se conectar com sua intuição e adivinhação. Nada começa agora, este momento é para tudo se organizar para esperar o próximo ciclo lunar.


Lua Negra

Os três dias em que não é possível ver o filete de lua minguante ou crescente no céu é conhecido na magia como a Lua negra. Há dicotomias em relação ao que se deve fazer nesse período, alguns dizem que nada deve ser feito, outros dizem que há algumas coisas muito específicas que podem ser realizadas nessa lua. A Face da Deusa que rege esse curto período de tempo é a face Oculta, ou a Ceifadora ou até a Deusa Negra como falei lá em cima. A Ceifadora tem muito conhecimento não apenas da vida, mas também da morte. Ela encara seus medos e é muito precisa no que é necessário ser ceifado para que o ciclo continue acontecendo. Não é um período para realizar pedidos, mas fazer cortes. Apesar da lua minguante também ser ótima para rituais de banimento e afastamento, essa lua também é ótima para fazer esses trabalhos e cortar da vida tudo aquilo que precisa morrer. Além disso é o momento de trabalhar com as questões inferiores, por isso os rituais para encarar sua sombra e lidar com os medos e questões que temos dentro de nós. De toda forma é uma Lua que precisa de muita cautela e atenção para ser trabalhada, afinal não há luz nela e é muito fácil se perder em meio a escuridão da noite e da nossa própria escuridão.


Percebendo todas essas potencias e energias que as fases da Lua trazem para gente fica claro a importância de reverenciar e incorporar ela nas nossas práticas. Com o advento das religiões patriarcais e a demonização dos cultos pagãos, muita coisa se perdeu com o passar dos séculos e a Lua por muito tempo (principalmente a Lua Negra) foi encarada como sinônimo de maleficio e horror. Mas o contrário disso, a Lua nos abençoa e nos ensinar a respeitar o tempo, entender qual o melhor momento de fazer as coisas e nos mostra que as vezes precisamos encarar e aprender sobre nós mesmos antes começar a vibrar e a canalizar para o mundo.



24 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page