top of page
  • Foto do escritorO Eremita

Runa do Mês: Maio

Atualizado: 5 de mai. de 2020


A runa que se apresentou para reger esse mês foi a runa Othala. Essa runa que está bastante ligada aos nossos fundamentos, a nossa herança ancestral, a fortaleza e ao poder, ao clã que tem ímpeto e define bem os seus limites sagrados e está pronto para proteger seus familiares de qualquer invasor.


Isso nos leva a pensar um pouco nas relações que estamos construindo com o conhecimento e a sabedoria ancestral da nossa família. As vezes nossas raízes (genealogicamente falando) são difíceis de se ter acesso porque os registros, certidões de óbito de documentos que nos tragam ao menos os nomes dos nossos ancestrais se perderam nos cartórios ou nas memórias dos mais velhos. Mas isso tudo se trata de uma dificuldade do plano material.


No plano espiritual, todas as informações e todo o conhecimento que foi acumulado conforme as gerações foram passando, fica gravadas no nosso código genético. Othala é exatamente isso, o mistério fylgja como fonte espiritual do poder mágico que é resultado das gerações passadas.


Othala é um símbolo de herança, de tudo aquilo que é herdado através das gerações de todo um clã, ou família, tanto no sentido material como no sentido mágico e espiritual. E essa herança é tão imóvel que não pode ser transferido para fora da família, com exceção do casamento. Essa runa nos ensina que devemos preservar e cuidar da nossa ancestralidade. Nos antigos, além disso ela mostrava que Othala é a administração de forma justa da terra, tarefa feita pelos nobres, que tomavam suas decisões de separar a terra através da conexão com a tradição e as leis do clã.


Questionamentos que Othala nos faz: Você tem preservado e cuidado das suas raízes? Tem conseguido honrar e respeitar seus ancestrais? A conexão com eles foi estabelecida de forma que toda a sabedoria acumulada por eles consegue chegar até você?


Esta também é a runa da prosperidade e do bem-estar relacionado ao material, ou seja, podemos esperar boas coisas para o mês de maio, ao mesmo tempo que grandes lições podem ser colocadas na nossa vida. Carl Jung explica que o inconsciente coletivo é constituído por materiais que foram herdados e é através deles que as imagens virtuais comuns a todos os seres humanos. O inconsciente coletivo também é a fonte dos arquétipos que se expandem para além da psiquê humana através de suas influências.


Semelhante ao inconsciente coletivo é todas as informações ancestrais que estão gravadas na nossa identidade pelo simples fato de fazermos partes de determinada família. É dessa forma que Othala se fará presente no nosso mês, trazendo boas energias de prosperidade e nos lançado a enigmas que podem ser solucionados muito facilmente se conseguirmos estabelecer uma boa conexão com os nossos ancestrais que trarão soluções e respostas.


É o momento de perceber e equilibrar o egocentrismo com o clanocentrismo — que é o conjunto de atitudes e comportamentos que indicam que um individuo não se refere apenas a si mesmo, mas também ao seu clã, família — e indo mais além disso perceber e se concentrar nos interesses comuns do lar.


No livro “Futhark: o oráculo sagrado das runas”, Edred Thorsson define os seguintes efeitos mágicos para Othala:


·Manter a ordem entre os companheiros;

·Concentração de interesses comuns do lar e da família;

·Mudança do egocentrismo para o clanocentrismo;

·Complicação do poder numinoso e do conhecimento das gerações passadas;

·Aquisição de riqueza e prosperidade.


Desse modo Othala pode ser usada magicamente para atrais esses propósitos na magia. Se você não é praticante pensar nesses efeitos que essa runa causa é uma boa forma de perceber como essa runa pode influenciar o seu mês e quais lugares elas apontam para ação e reflexão.


Sendo praticante, você pode usar a força dessa runa para conseguir entrar em contato com seus ancestrais, nos feitiços de prosperidade que você pretende fazer durante esse mês, assim como feitiços para estabelecer ou cuidar da harmonia no âmbito familiar.


Benção para o mês e que os nossos ancestrais no protejam,

Izäel Alleff



1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page